Peixes aparecem mortos na barragem do DNOS e caso é investigado pela Fepam em Santa Maria

Peixes aparecem mortos na barragem do DNOS e caso é investigado pela Fepam em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O 2º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (Patram) registrou a morte de diversos peixes na barragem do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), no Bairro Campestre Menino Deus, em Santa Maria, na segunda-feira (16). O fato fez a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) abrir uma investigação para descobrir o que causou as mortes.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A equipe da Patram foi chamada durante a manhã para conferir uma denúncia de peixes mortos no local. Durante a fiscalização, os policiais encontraram os peixes nas margens da barragem, com maior quantidade perto da taipa. Segundo as informações da Patram, não foram encontrados sinais visíveis de esgoto, lixo ou produtos químicos na água durante a vistoria. Como é necessária uma análise técnica, a Fepam foi acionada para coletar amostras e testar a qualidade da água em laboratório.


Sem impactos no abastecimento de água

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A retirada de água na barragem do DNOS representa 30% do abastecimento de Santa Maria. De acordo com a Fepam, a análise da qualidade da água será realizada pela Corsan e encaminhada posteriormente à Fepam. O prazo para apresentação do laudo será de até 10 dias, a contar da emissão de ofício por parte da Fepam, a ser enviado ainda esta semana. O objetivo é descobrir se houve alguma mudança na água que tenha provocado a morte dos animais.


Para garantir que o serviço continue na cidade, a Corsan está usando as barragens Rodolfo Costa e Silva (que fica entre Itaara e São Martinho da Serra) e Saturnino de Brito (em São Martinho), além da água puxada direto do Rio Ibicuí. 



Notas na íntegra:


 Patram (Brigada Militar):
"A Brigada Militar, por meio do 2º Batalhão de Polícia Ambiental, informa que, na manhã desta segunda-feira (16/02), atendeu a uma denúncia de mortandade de peixes na Barragem DNOS, localizada no bairro Campestre Menino Deus, em Santa Maria. No local, a guarnição constatou a presença de exemplares de peixes mortos às margens do manancial, especialmente nas proximidades da taipa. Foi realizada verificação técnica e registro fotográfico, além da análise preliminar das informações encaminhadas pelo denunciante. Durante a fiscalização, não foram identificados indícios visíveis de lançamento de efluentes, resíduos ou substâncias contaminantes. No entanto, considerando a necessidade de apuração técnica detalhada, foi acionada a Fundação Estadual de Proteção Estadual (FEPAM), órgão ambiental competente para a análise laboratorial e avaliação dos parâmetros químicos da água. Foi lavrado o respectivo registro formal da ocorrência, e a concessionária responsável pelo abastecimento foi notificada a manter, preventivamente, o abastecimento por meio de manancial alternativo até a conclusão dos laudos técnicos. A amostra de água foi coletada e será analisada pela FEPAM, órgão ambiental competente para a avaliação técnica e laboratorial. A Brigada Militar permanece acompanhando a situação e adotando as providências cabíveis, reafirmando seu compromisso com a preservação ambiental e com a segurança da comunidade."



Nota da Fepam:
"A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) informa que, em relação à mortandade de peixes registrada na barragem do DNOS, em Santa Maria, a vistoria foi realizada pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Patram), com orientação técnica da Fundação. No momento da inspeção não foi verificado aumento no número de peixes mortos e foi informado que o abastecimento de água não foi comprometido. A análise da qualidade da água será realizada pela Corsan e encaminhada à Fepam. O prazo para apresentação do laudo será de até 10 dias, a contar da emissão de ofício por parte da Fepam, a ser emitido ainda esta semana."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Peixes aparecem mortos na barragem do DNOS e caso é investigado pela Fepam em Santa Maria Anterior

Peixes aparecem mortos na barragem do DNOS e caso é investigado pela Fepam em Santa Maria

Júlio de Castilhos decreta situação de emergência por 180 dias devido à estiagem Próximo

Júlio de Castilhos decreta situação de emergência por 180 dias devido à estiagem

Geral